Fugindo da lupa

Google recebe 12 mil pedidos de 'esquecimento' em um dia

"Bastou um dia vigorando o "direito ao esquecimento" na União Europeia, e o Google já foi torpedeado com 12 mil pedidos de exclusão dos resultados das buscas com a ferramenta, informou no fim de semana um porta-voz da empresa.

>>Google deve tirar dados de usuário de busca, diz tribunal

O gigante americano, principal motor de busca na internet, criou um formulário online acessível a todos os europeus para solicitar a remoção de links, em conformidade com a decisão emitida pela justiça europeia em meados de maio.

O Tribunal de Justiça da União Europeia considerou que os indivíduos têm o direito de exigir a exclusão de páginas encontradas através do motor de busca e que contenham informações pessoais sobre eles, especialmente se estão desatualizadas ou imprecisas. Desde que foi tornado disponível, na sexta-feira, o serviço chegou a registrar um ritmo de 20 solicitações por minuto. Os alemães lideram a corrida do anonimato, seguidos por espanhóis e britânicos.

Os pedidos serão examinados individualmente, afirmou o Google. A empresa não se manifestou sobre o tempo que levará para retirar os links, pois dependerá de cada pedido.

A criação desse mecanismo de esquecimento digital responde a um temor crescente dos usuários da internet de controlar a sua reputação online, e que na Europa se soma a preocupações com a proteção de informações pessoais. Em uma entrevista ao Financial Times, o CEO da companhia, Larry Page, expressou frustração diante da medida, que, segundo ele, pode inibir a inovação e incentivar países "menos progressivos" a censurar cidadãos.
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segue em estado grave ciclista atropelada em Santa Maria

Próximo

Balões devem voltar a voar neste sábado em Santa Maria

Geral